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quinta-feira, 27 de março de 2008

OS DEZ ERROS MAIS COMUNS NA LIDERANÇA

1 - Imprecisão
Os procedimentos estabelecidos para a execução do processo não são claros
2 - Descoberta de um jeito “melhor” de fazer as coisas
Quando a empresa não possui processo sistemático de melhoria, pessoas cansadas da rotina ou dos procedimentos mal definidos começam a inventar outras maneiras de fazer o trabalho. Esta nova maneira não é debatida com os outros clientes internos, nem incorporada formalmente aos procedimentos. Aí, umas fazem de jeito, outras de outro, o que gera resultados diferentes.
3 - Desconhecimento
Problemas de comunicação impedem que o pessoal tome conhecimento dos procedimentos estabelecidos.
4 - Métodos difíceis de seguir
Alguns métodos são difíceis de executar. Sem preparação adequada, resultam os erros.
5 - Falta de treinamento
Não basta definir os procedimentos para a realização de um novo processo. As pessoas devem ser treinadas.
6 - Treinamento inadequado
Se o treinamento é para que o processo seja desenvolvido de modo diferente do estabelecido, o resultado será ruim. O treinamento deve ser coerente com os procedimentos estabelecidos. Por incrível que pareça, isso ocorre muito.
7 - Falta de ferramentas
Mesmo inovador e eficiente, o procedimento não surtirá efeito se faltarem ferramentas adequadas à execução.
8 - Falta de tempo
Se não houver tempo suficiente para introduzir novos procedimentos na empresa, eles não serão bem executados.
9 - Mandaram fazer diferente
Quando existe procedimento estabelecido, ninguém pode dar contra-ordens, nem mesmo o empresário, sob pena de se implantar o caos.
10 - Falta de entendimento
O aprendizado só é obtido quando as pessoas entendem o porquê das coisas.

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