Com o início do ano letivo, vem o sentimento de entusiasmo, expectativa, curiosidade e o medo da mudança, por parte dos alunos novos. Já os alunos mais calejados, os “veteranos” vêem a expectativa do reencontro, novidades e os novos conhecimentos.
Cabe à escola recepcionar esses alunos, priorizando a afetividade, socialização, preparar um ambiente acolhedor e seguro aos alunos e pais.
Professores, a vocês cabe a difícil tarefa de lidar com as diferenças, respeitar as individualidades, o jeito de ser de cada um.
Temos que levar em consideração, as sábias palavras de Piaget, “em qualquer etapa da vida de um ser humano, a construção da aprendizagem depende das etapas anteriores.”
Lembrem-se, as crianças não esquecem o que aprendem com prazer, e depende da sensibilidade e dedicação dos adultos que a cercam, para que tenham um bom desenvolvimento.
Não podemos deixar de lado a importância da família neste processo de educação e aprendizagem, cabe a ela, família, valorizar a escola e incentivar os filhos a participar ativamente da vida escolar. A família deve passar confiança e credibilidade na escola, deve participar da vida escolar, sabendo das metodologias e rotinas da escola.
O grande desafio da educação: preparar nossos filhos para a vida, e todos fazem parte desse processo, família, escola e alunos, enfim a sociedade como um todo.
Marcelo
2 comentários:
Oi Marcelo, muito bom seu blog, as mesangens nos mostram o quanto o ser humano é capaz de levantar a cada tombo que leva da vida, o bom seria que a cada tombo, a cada momento estivessemos sempre voltados para Deus, confiando e depositando Nele toda a nossa fé.
Mirian Pereira Pieper - Sinop/MT -
Brasil
Olá Miriam, sempre é bom receber palavras de estímulo, e quem sabe um dia, poderás presenciar uma de minhas palestras também, assim como tivestes a oportunidade de conhecer meu blog. Acredito muito na lado positivo do ser humano, o muitas vezes falta, são estimulos a ele para enfrentar os obstáculos, mas por incrivel que pareça, normalmente o que acontece é o contrário, palavras vindas de pessoas próximas que nos levam para baixo, nos desestimulando.
Grande abraço a voce e sua fam
Marcelo
Postar um comentário