" Há homens que lutam um dia e são bons,
há outros que lutam um ano e são melhores,
há os que lutam muitos anos e são muito bons.
Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis"
(Bertold Brecht)
quarta-feira, 27 de julho de 2011
terça-feira, 19 de julho de 2011
O esporte e suas lições
Futebol tem lógica?
Esta pergunta me veio quando vi os resultados do final de semana, referindo-me a Argentina e Brasil, na Copa America.
Sábado, “acabou... acabou.. acabou, os anfitriões argentinos estão eliminados da Copa America”... alegria de muitos brasileiros, entusiasmo para a possibilidade de outra seleção conquistar um título. Argentina, com um plantel temido por muitos, jogadores com um currículo invejável, e dentro desse grupo, nada menos do que o melhor do mundo Messi, acho que dispensa maiores comentário.
Domingo, hum, toda uma expectativa, Brasil em campo, será o dia dos “meninos da vila”? Fim de jogo, e ouço no rádio o resumo da participação brasileira na Copa America como: “fiasco”, não sei se é para tanto, mas que meu sentimento foi de vergonha, isso não posso deixar de dizer que senti.
Brasil e Argentina, são favoritos em qualquer participação de torneios ou mundiais, mas o que faz muitas vezes esse favoritismo não se concretizar?
Na opinião desse modesto brasileiro, apreciador de esportes, alguns fatores são imprescindíveis de citar:
Equipe: falta de conjunto, falta do espírito coletivo, falta de dedicação e entrega, um time, não uma equipe, o foco não é o mesmo para todos, esquecer que um jogador pode ganhar uma partida, mas não um campeonato, excesso de confiança, falta de humildade, e esquecer do básico que o faz ser vencedor.
Fatores que nos levam ao sucesso: paixão, esforço, dedicação, suor, entrega. Coletivo, treinar... treinar...treinar, estratégia, planejamento, talento deve ser usado para complementar o coletivo e foco coletivo e respeito ao grupo. Evitar intrigas e disputas internas.
terça-feira, 5 de julho de 2011
Excelência
Excelência, palavra em evidência, utilizada constantemente em nossas vidas, e com grande freqüência ouvimos a seguinte frase: "temos que buscar a excelência!"
Quando tratamos no âmbito profissional, com ênfase na qualidade, é praticamente impossível não mencionar a palavra.
O mercado após muito tempo, conscientizou-se que a busca pela excelência, é o único caminho para conquistar e manter clientes, mas para alcançar tal excelência, temos que compreender o que o cliente quer, entender suas necessidades e supri-las, e mais um detalhe, que por vezes parece tão pequeno, mas de grande valor, quem avalia a qualidade de um produto ou serviço é o cliente, ele que define o parâmetro de qualidade.
Lembre-se, o cliente vota com os pés, isto é, voltando até a loja e comprando novamente o seu produto.
Abraços
Marcelo
Assinar:
Postagens (Atom)