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terça-feira, 2 de junho de 2009

Aproveite para arrumar a casa

Momento é indicado para que as empresas renovem suas estratégias de relacionamento com os funcionários
Se o atual momento ainda é de incertezas, afinal ainda não se chegou nem a metade do ano e as empresas apenas divulgaram até agora os balanços do primeiro trimestre, vale pensar no futuro que ainda pode ser mudado. Logo adiante, quando a fase ruim for vencida, os funcionários que foram responsáveis por auxiliar a empresa a superar os obstáculos serão, ou pelo menos deveria, ser recompensados.
Para o consultor Luiz Fernando Reginato, da RGM Consult, este é um bom momento para as empresas se reinventarem e estabelecerem um relacionamento mais maduro com os funcionários:
– As pessoas não estão mais sensíveis a discursos baratos. Não é uma simples ação de endomarketing que vai mudar isso. É preciso fazer um limpeza no relacionamento com os colaboradores, e não colocar o lixo embaixo do tapete.
Uma das formas mais simples de motivar um profissional é elogiar bons desempenhos e manter a autoestima em alta, segundo Cláudia Tannhauser, professora do curso de administração de empresas da Pontifícia Universidade Católica do Estado (PUCRS)
– Mas isso não pode ser feito a toda hora, é claro. O elogio, porém, é bem-vindo e necessário quando o funcionário surpreende em alguma tarefa. Ele espera por um reconhecimento, isso faz parte do ser humano – atesta Cláudia, ressaltando que a própria crise é uma razão para manter o ânimo em ascensão.
Atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoal também costumam surtir efeito como uma política de motivação em uma grande escala. Para treinar seu grupo de líderes nesta nova tarefa motivadora, a Redebrasil Gestão de Ativos, especializada em cobrança, está capacitando operadores e supervisores em cursos abordando temas como relacionamento interpessoal, motivação e liderança.
Coordenadora da CDL Capacitação, da Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital, a pedagoga Deisy de Azeredo Rosa, ressalta que essas ações têm impacto direto no ânimo dos funcionários. O investimento feito, ressalta ela, enriquece o currículo do profissional e acompanhará onde quer que ele vá, dentro ou fora da empresa.

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