Pages

domingo, 12 de julho de 2009

LÍDERES BUFALO, CUIDADO COM ELES

Os búfalos são seguidores absolutamente fiéis ao seu líder. Eles só fazem o que líder quer, e só vão aos lugares determinados por seu líder.
Os primeiros colonizadores da América do Norte conseguiram identificar esse fenômeno e por isso foram capazes de dizimar inúmeras manadas de búfalos com enorme facilidade, apenas eliminando o líder dessas manadas.
Em nossas organizações também vemos muitos líderes “búfalos”, exigindo que as pessoas façam exatamente o que eles dizem e que andem apenas pelos caminhos que eles determinaram, e caso isso não aconteça, o castigo é certo.
São líderes que conquistam a lealdade de seus liderados pelo medo, e não pelo respeito; líderes que esbanjam poder, mas são incapazes de conquistar autoridade.
Organizações que insistem em entregar aquilo que têm de mais valioso, seu capital humano e intelectual, nas mãos de líderes “búfalos”, assim como as manadas exterminadas pelos colonizadores americanos, estão com seus dias contados.
A verdadeira liderança vem de líderes comprometidos com os resultados, mas acima de tudo, comprometidos com o ser humano. Líderes que sirvam as pessoas com amor, caráter e integridade, que não usam o poder e a influência para servir seus próprios interesses apenas, mas que estão atentos às necessidades daqueles que estão ao seu redor. Líderes que vivem uma vida com sentido, propósito e equilíbrio; perseguindo objetivos e resultados legítimos, porque sabe que em suas mãos está a oportunidade de construir um futuro cheio de fé, amor, respeito, esperança, dignidade e espiritualidade. Líderes que valorizem o ser humano, que percebam o potencial de seus liderados e que reconheçam o seu papel no desenvolvimento deles.

Nenhum comentário: