Pages

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Noticias: Governo nao engole SPED em branco


A importância do projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) não se discute, mas a necessidade de um maior comprometimento das empresa e o papel do governo nesse novo cenário não escapam aos olhos dos especialistas no assunto.
Na avaliação de Marco Antonio Pinto de Faria, presidente do grupo Skill, uma das exigências impostas às empresas para o cumprimento das obrigações do SPED é o investimento em sistema de gestão integrada (ERP), que faz o controle de processos de forma segura e auxilia na tomada de decisões.
“Há muitos empresários que entregam o SPED em branco, partindo da premissa de que os dados podem ser enviados depois ao Fisco. Daí, a importância de se entregar as informações corretas, para se evitar futuras autuações”, alerta o executivo.
Segundo Faria, o principal objetivo da Receita Federal ao criar o SPED foi o de melhorar a arrecadação, a partir de um raio-x do movimento financeiro nas empresas.
Muitas mudanças ainda estão por vir, já que somente 40% das obrigações fiscais foram implantadas. A EFD Social para emissão da Folha de Pagamento, por exemplo, entrará em vigor em 2013.
O presidente do grupo Skill considera, porém, que o governo também precisa fazer a sua parte. “É impossível ter rentabilidade e crescer de forma sustentável com o elevado número de impostos, que, hoje, já atingiu a marca de 85. O imposto único é um projeto que nunca deveria ter sido abandonado”, completa.
Essa realidade impõe desafios para o crescimento das pequenas e médias empresas, que não estão se preparando adequadamente para ter seus processos contábeis e fiscais integrados em uma única plataforma de TI.
“É fato que a grande maioria das companhias não detém controle dos processos. Quando você traz suas operações para um ambiente digital, há visibilidade total do impacto de uma ação desde sua origem”, afirma Marco Antonio.
Faria ressalta que desde 2007, ano de lançamento do SPED, o grupo Skill trabalha em parceria com a SAP para oferecer soluções fiscais aos clientes corporativo.
Um exemplo é o ERP SAP Business One, atualmente instalado em mais de 1.300 empresas. Desenvolvido pela Skill Consulting, o produto contempla um tripé fundamental, composto pelo processamento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Escrituração Fiscal Digital (EFD) e Escrituração Contábil Digital (ECD).

Nenhum comentário: