O termo “lean” foi cunhado
ao final da década de 80 em um projeto de pesquisa do Massachusetts Institute
of Technolog (MIT) sobre a indústria automobilística mundial. A pesquisa
revelou que a Toyota havia desenvolvido um novo e superior paradigma de gestão
nas principais dimensões dos negócios (manufatura, desenvolvimento de produtos
e relacionamento com os clientes e fornecedores).
Naquela época, a montadora
japonesa não estava nem entre as dez maiores do mundo. Em 2009, a Toyota
tornou-se a maior em volume de vendas, acumulando vitória após vitória ao longo
dessas décadas, mostrando as vantagens e benefícios do sistema que desenvolveu.
Não se trata de um conceito exclusivo da Toyota, podendo ser aplicado por
empresas de qualquer negócio e em qualquer país ou região. Deve ser visto como
um sistema de gestão para toda a empresa.
Lean Thinking (ou
Mentalidade Enxuta) é uma filosofia e estratégia de negócios para aumentar a
satisfação dos clientes através da melhor utilização dos recursos. A gestão
lean procura fornecer, de forma consistente, valor aos clientes com os custos
mais baixos (PROPÓSITO), identificando e sustentando melhorias nos fluxos de
valor primários e secundários (PROCESSOS), por meio do envolvimento das pessoas
qualificadas, motivadas e com iniciativa (PESSOAS). O foco da implementação
deve estar nas reais necessidades dos negócios e não na simples aplicação das
ferramentas lean.
A Manufatura Enxuta ou Lean Manufacturing é uma
filosofia de manufatura que busca reduzir o tempo entre o pedido do cliente e a
entrega, através da eliminação de desperdícios.
As práticas envolvem a
criação de fluxos contínuos e sistemas puxados - baseados na demanda real dos
clientes - a análise e melhoria do fluxo de valor das plantas e da cadeia
completa - desde as matérias-primas até os produtos acabados - e o
desenvolvimento de produtos que efetivamente sejam soluções do ponto de vista
do cliente.
A adoção dessa mentalidade
tem trazido resultados extraordinários para as empresas que a praticam, ainda
que poucas empresas tenham conseguido replicar totalmente o sucesso e a
eficiência operacional alcançados pela Toyota. Originalmente concebida como
práticas de manufatura, a mentalidade tem sido gradualmente disseminada em
todas as áreas da empresa e também para empresas dos mais diferentes tipos e
setores, tornando-se efetivamente uma filosofia e uma cultura empresarial.
Os resultados obtidos
geralmente implicam aumento da capacidade de oferecer os produtos que os
clientes querem, na hora em que eles precisam, aos preços que estão dispostos a
pagar, com custos menores, qualidade superior e lead times mais curtos,
garantindo, assim, maior rentabilidade para o negócio.
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