Pages

domingo, 20 de dezembro de 2009

ESTRATÉGIA

Um senhor vivia sozinho em Minnessota. Ele queria virar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho muito pesado.
Seu único filho,que o ajudava nesta tarefa,estava na prisão.
O homem então escreveua seguinte carta ao filho:
'Querido Filho,estou triste, pois não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo, porque sua mãe sempre adorou flores e esta é a época certa para o plantio. Mas eu estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar, pois estás na prisão. Com amor, Seu Pai.'
Pouco depois,o pai recebeu o seguinte telegrama:
'PELO AMOR DE DEUS, Pai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos'
Como as correspondências eram monitoradas na prisão, às quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar qualquer corpo.
Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera.
Esta foi a resposta:
'Pode plantar seu jardim agora, amado Pai. Isso foi o máximo que eu pude fazer no momento.'

Estratégia é tudo!!!
Nada como uma boa estratégia para conseguir coisas que parecem impossíveis.
Assim, é importante repensar sobre as pequenas coisas que muitas vezes nós mesmos colocamos como obstáculos em nossas vidas.
'Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional'

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

sábado, 28 de novembro de 2009

O QUE VOCE FARIA?

Ola pessoal.

Abaixo publiquei um relato que li em uma revista alguns dias atras, e achei ineteressante para uma reflexão.

"Chego de viagem, após quase uma semana fora de casa, e encontro meu telefone inoperante – mudo, como se costuma dizer. Além da linha, o serviço de conexão à internet por banda larga também está indisponível. Ligo para o suporte da Telefônica, maior operadora de telefonia fixa de São Paulo, e sou atendido por um “inovador sistema de reconhecimento de voz”, em verdade, uma invencionice irritante e pouco pragmática.
Após alguns minutos, consigo chegar ao “atendimento humano”, quando sou informado de que o reparo será efetuado “em até 48 horas”, como se este prazo fosse desprezível para quem tem na internet um instrumento de trabalho. Resignado, aguardo as tais 48 horas. E nada. A partir daí, e ao longo de mais uma semana, o que se sucede é um conjunto de eventos lamentáveis. Um verdadeiro elogio à omissão, negligência, inépcia e incompetência. Outros três protocolos de atendimento são abertos. Um quarto chamado é feito à ouvidoria, um departamento com a suposta missão de atuar como uma corregedoria, mitigando as tantas falhas de atendimento processadas nos estágios anteriores. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também é acionada. Por duas vezes um técnico chega a comparecer em minha residência, porém abandona o local sem concluir o conserto ou prestar qualquer satisfação convincente. A solução que encontrei foi cancelar o serviço. "

De que forma você resolveria os problemas enfrentados pelas companhia de telefonia, de tantas reclamações que recebem?
Os causadores da insatisfação são:
a) atendimento dos atendentes?
b) equipe técnica mal preparada?
c) poucos ou maus investimentos?
d) tecnologia desatualizada?
e) despreparo geral?

“Um líder é, antes de tudo, um bom ouvinte e um ótimo observador.” (Rodrigo Rocha Loures)

domingo, 22 de novembro de 2009

A FABULA DOS CARANGUEIJOS

Uma fábula dá conta de que houve certa vez um encontro muito importante no fundo do mar. Era a reunião dos caranguejos. O mais velho dos caranguejos a havia convocado, para tomarem (segundo pensava) decisão muito importante. Vieram caranguejos de todos os mares, desde mares pequenos e águas tranqüilas, até oceanos mais agitados. Até aqueles que viviam nos rios mais contaminados mandaram representante.
A reunião começou pontualmente. O líder pediu a palavra e disse: “Meus amigos, viemos fazendo algo que tem se constituído como péssimo exemplo. É costume que temos que mudar.”
Muito preocupados, todos o olhavam com curiosidade. Um jovem caranguejo de água doce não pode reprimir a curiosidade e perguntou: “E qual é este costume? Por que acredita que é mau exemplo para os outros?”
O caranguejo-ancião respirou fundo. Muito preocupado tomou a palavra novamente e continuou: “Direi sem rodeios. Devemos deixar de andar para trás, todos nos usam como exemplo negativo e falam de nós como retrógrados.”
Um caranguejo vermelho que vinha de muito longe, dando- se conta do sério problema perguntou: “E o que propõe para remediar o péssimo exemplo que damos?“
O caranguejo líder continuou: “Serei realista, para nós já é muito difícil mudar, mas para os caranguejos pequenos será mais fácil. Eu proponho que as suas mães lhe ensinem a andar para frente.”
Os caranguejos se emocionaram pela sinceridade com que havia lhes falado e concordaram com entusiasmo com a proposta. Dessa forma ficou instituído que todos os caranguejos que nascessem desse momento em diante seriam instruídos por suas mães para caminhar para frente.
Cada um voltou para seu lar. E as mães começaram a ensinar aos seus pequenos. Guiaram com amor suas patinhas, primeiro uma para frente, depois a outra. Insistiram na nova forma de avançar. Os pequenos tentaram seguir as instruções, ainda que fosse muito difícil e complicado. Mas com sinceridade trataram de faze-lo.
No entanto, aconteceu algo curioso. Suas mães lhes diziam como deviam caminhar, mas elas mesmas e todos os outros caranguejos continuavam a caminhar para trás como sempre.
“Como é que eles fazem uma coisa e me ensinam outra?” disse um pequeno muito estudioso. Os demais concordaram.
Alguns pensavam que era brincadeira que eles queriam jogar, outros diziam que deveria ser mais fácil caminhar para trás, por isso os outros o faziam.
Em vista da insurgência, tiveram que convocar nova reunião de caranguejos. “A norma que propus não funciona”, admitiu o caranguejo-líder, que sempre dizia a verdade. E continuou: “E não funciona, porque não predicamos com o exemplo, e o certo é que não podemos pedir para os outros que façam o que nós fazemos.”
A estória diz que esta é a razão pela qual os caranguejos seguem andando para trás. E a lição que aprendemos com essa simpática estória é que os outros prestam mais atenção ao que fazemos do que ao que dizemos. É a força arrebatadora do exemplo! Precisa dizer mais?
Pense…

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CANETA AMERICA E O LAPIS SOVIÉTICO

Uma anedota conta que nos idos tempos da guerra fria, astronautas americanos e cosmonautas soviéticos se depararam com o problema de como se escrever sob gravidade zero. A tinta no tubo das canetas simplesmente não obedecia aos patrióticos xingamentos nem de um, nem de outro. Não tinha porque descer para a ponta e tornavam o simples ato de tomar nota, uma dura empreitada.
Os americanos investiram pesado na resolução do problema: centenas milhares de dólares foram aplicados na pesquisa de uma caneta que se prestasse ao dever maior de humilhar os soviéticos na conquista do espaço. Centros de pesquisa se engajaram por meses na questão, até que criaram uma ultrasofisticada esferográfica com um sistema de autobombeamento termofluido trifásico, que escrevia não só sob gravidade zero, mas sob quaisquer condições, até de ponta cabeça.
Bom, e os russos? Os russos usaram um lápis.
Os americanos, em sua empreitada em busca da caneta ideal, contrataram engenheiros, químicos e físicos, que dedicaram meses a pesquisas em micromecânica, termodinâmica, deslocamento de fluidos e novos materiais. Para dar suporte aos cientistas, um exército de apoio foi também contratado: técnicos, secretários, administradores, serventes, seguranças, motoristas. Os dólares investidos pagavam não só o salário desta gente, mas indiretamente chegavam até ao auxiliar de seviços gráficos da editora técnica que publicava livros que eram avidamente lidos pelos pesquisadores ou à mexicana ilegalmente imigrada, que limpava quartos no hotel onde ocorrera uma conferência de especialistas.
Com o dinheiro americano, se comprou bombas de vácuo de uma fábrica na Pensilvânia; tornos de uma outra no Texas; compostos químicos, da Carolina do Norte; equipamentos de precisão de Nova York. Após o desenvolvimento da caneta, a experiência adquirida pelos técnicos e cientistas permitiu que eles contribuissem em pesquisas sobre fluxo de fluidos em medicina e sobre como tornar mais eficientes a absorção de medicamentos; em pesquisas sobre controles mecânicos em pequenos dispositivos, os quais, por sinal, viriam a ser utilizados nos discos rígidos de computadores. E um destes cientistas até mesmo usou o conhecimento adquirido, para fazer modelagem do trânsito urbano!
Bom e os russos? Os russos compraram uma caixa com vinte e quatro lápis 2B de uma estatal perto de Banska Brystrica, que faliu quando os eslovacos passaram a importar lápis chineses mais baratos.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ASSEMBLÉIA NA CARPINTARIA

Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças.
Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar.
A causa? Fazia demasiado barulho; e além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo reconheceu sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.
Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.
A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.
Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira tomou formas e se converteu num fino móvel.
Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão.
Foi então que o serrote tomou a palavra e disse: Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos.
Assim, não pensemos em nossos pontos negativos e concentremo-nos só nos positivos.
A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava forca, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato. Sentiram-se, então, como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos. Ocorre o mesmo com os seres humanos.
Basta observar e comprovar.
Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa, ao contrario, quando se busca com sinceridade os pontos positivos dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.
E fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo.
Mas, encontrar qualidades... isto é para os sábios!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PAPEL AO VENTO

Um senhor, há muito tempo, tanto falou que seu vizinho era ladrão que o rapaz acabou preso! Dias depois, descobriram que era inocente.
O rapaz foi solto, e processou o homem.
No tribunal, o velho diz ao juiz:- Comentários não causam tanto mal.
E o juiz responde:- Escreva os comentários num papel, depois pique e jogue os pedaços no caminho de casa.
Amanhã, volte para ouvir a sentença. O senhor obedeceu e voltou no dia seguinte.- Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem - disse o juiz. Responde o velho:- Não posso fazer isso. O vento deve tê-los espalhado, já não sei onde estão.
Responde o juiz:- Da mesma maneira, um simples comentário pode destruir a honra de um homem, a ponto de não podermos consertar o mal. Se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada.
Sejamos donos de nossa boca para não sermos escravos de nossas palavras.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PONTES OU CERCAS?

Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado.
Mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal entendido,finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio. Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta."Estou procurando trabalho. Sou carpinteiro. Talvez você tenha algum serviço para mim."
"Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho. Na realidade do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta."
"Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos."
O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro.
Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:
"Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei."
Mas as surpresas não pararam ai. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio.
O irmão mais novo então falou:"Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse."De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte.
O carpinteiro que fez o trabalho, começou a fechar a sua caixa de ferramentas.
"Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você."
E o carpinteiro respondeu:"Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir..."
Já pensou como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas e muros e passássemos a construir pontes com nossos familiares, amigos, colegas do trabalho e principalmente nossos inimigos...
Muitas vezes desistimos de quem amamos por causa de magoas e mal entendidos. Vamos deixar isso de lado, ninguém é perfeito, mas alguém tem que dar o primeiro passo. Construa pontes ao seu redor!
"O manejar da vela não consiste em que se deixe o barco, simplesmente, ser impulsionado pelo vento; a arte do marinheiro que tripula o barco veleiro consiste, pelo contrário, em saber utilizar a força do vento fazendo que oriente o barco em uma determinada direção, em saber inclusive, muitas vezes, navegar contra o vento"

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CICATRIZES

Um menino tinha uma cicatriz no rosto e as pessoas de seu colégio não falavam com ele e nem sentavam ao seu lado; na realidade, quando os colegas de seu colégio o viam, franziam a testa devido a cicatriz ser muito feia.
Então, a turma se reuniu com o professor e foi sugerido que aquele menino da cicatriz não frequentasse mais o colégio. O professor levou o caso à diretoria do colégio.
A diretoria ouviu e chegou à seguinte conclusão: que não poderia tirar o menino do colégio e que conversaria com o menino e ele seria o último a entrar em sala de aula e o primeiro a sair. Desta forma, nenhum aluno veria o rosto do menino, a não ser que olhasse para trás.
O professor achou magnífica a idéia da diretoria; sabia que os alunos não olhariam mais para trás.
Levada ao conhecimento do menino a decisão, ele prontamente aceitou a imposição do colégio, com uma condição: que ele comparecesse na frente dos alunos em sala de aula para dizer o porquê daquela CICATRIZ.
A turma concordou e, no dia, o menino entrou em sala, dirigiu-se a frente da sala de aula e começou a relatar:
"Sabe, turma, eu entendo vocês; na realidade esta cicatriz é muito feia, mas foi assim que eu a adquiri: minha mãe era muito pobre e, para ajudar na alimentação de casa, passava roupa para fora; eu tinha por volta de 7 a 8 anos de idade"...
A turma estava em silêncio, atenta a tudo. O menino continuou:
"Além de mim, havia mais 3 irmãozinhos: um de 4 anos, outro de 2 anos e uma irmãzinha com apenas alguns dias de vida".
Silêncio total em sala.
"Foi aí que, não sei como, a nossa casa que era muito simples, feita de madeira, começou a pegar fogo; minha mãe correu até o quarto em que estávamos, pegou meu irmãozinho de 2 anos no colo, eu e meu outro irmão pelas mãos e nos levou para fora. Havia muita fumaça e as paredes que eram de madeiras pegavam fogo e estava muito quente...
Minha mãe colocou-me sentado no chão, do lado de fora, e disse-me para ficar com eles até ela voltar, pois tinha que voltar para pegar minha irmãzinha que continuava lá dentro da casa em chamas. Só que quando minha mãe tentou entrar na casa em chamas, as pessoas que estavam ali não a deixaram buscar minha irmãzinha.
Eu via minha mãe gritar: 'minha filhinha está lá dentro!' Vi no rosto de minha mãe o desespero, o horror, e ela gritava, mas aquelas pessoas não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha...
Foi aí que decidi: peguei meu irmão de 2 anos que estava em meu colo e o coloquei no colo do meu irmãozinho de 4 anos e disse-lhe que não saísse dali até eu voltar.. Saí entre as pessoas e quando perceberam eu já tinha entrado na casa.
Havia muita fumaça, estava muito quente, mas eu tinha que pegar minha irmãzinha. Eu sabia o quarto em que ela estava.
Quando cheguei lá, ela estava enrolada em um lençol e chorava muito. Neste momento, vi caindo alguma coisa; então me joguei em cima dela para protegê-la e aquela coisa quente encostou-se em meu rosto".
A turma estava quieta atenta ao menino e envergonhada. Então o menino continuou:
"Vocês podem achar esta CICATRIZ feia, mas tem alguém lá em casa que acha linda e todo dia quando chego em casa, ela, a minha irmãzinha, a beija porque sabe que é marca de AMOR".

terça-feira, 20 de outubro de 2009

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

domingo, 11 de outubro de 2009

GENRO DE BILL GATES

Pai: – Filho, escolhi uma ótima moça para você casar.
Filho: – Mas pai, eu prefiro escolher a minha mulher.
Pai: - Meu filho, ela é filha do Bill Gates…
Filho: – Bem, neste caso, eu aceito.

Então, o pai vai encontrar o Bill Gates.
Pai: – Bill, eu tenho o marido para a sua filha!
Bill Gates: – Mas a minha filha é muito jovem para casar!
Pai: – Mas este jovem é vice-presidente do Banco Mundial…
Bill Gates: – Neste caso, tudo bem.


Finalmente, o pai vai ao Presidente do Banco Mundial.
Pai: – Senhor Presidente, eu tenho um jovem muito bem recomendado para ser vice-presidente do Banco Mundial.
Pres. Banco Mundial: – Mas eu já tenho muitos vice-presidentes; mais do que o necessário.
Pai: – Mas senhor, este jovem é genro do Bill Gates.
Pres. Banco Mundial: – Neste caso ele pode começar amanhã mesmo!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

VENDER COM CRIATIVIDADE

Um mineirinho vindo da roça se candidatou a um emprego na maior loja de departamentos da cidade; Nela podia se comprar de tudo.
O gerente perguntou ao rapaz:
- Você já trabalhou alguma vez na vida?
- Sim, eu fazia negócios na roça.
O gerente gostou do jeito simpático do mineiro e disse:
- Pode começar amanhã e no final da tarde eu venho para verificar como você se saiu.
Foi um dia longo e árduo para o rapaz, e às 17:30 o gerente se acercou do novo empregado para verificar sua produtividade e perguntou:
- Quantas vendas você fez hoje?
- Uma!
- Só uma? A maioria dos meus vendedores faz de 30 a 40 vendas por dia.
De quanto foi a venda que você fez?
- Dois milhões e meio de Reais!
- E como você conseguiu isso?
- Bem, o cliente entrou na loja e eu lhe vendi um anzol pequeno, depois um anzol médio e finalmente um anzol bem grande. Daí eu lhe vendi uma linha fina de pescar, uma de resistência média e uma bem grossa, para pescaria pesada. Eu lhe perguntei onde ele ia pescar e ele me disse que ia fazer pesca oceânica. Eu sugeri que talvez fosse precisar de um barco, então eu o acompanhei até a seção de náutica e lhe vendi uma lancha importada, de primeira linha. Aí eu disse a ele que talvez um carro pequeno não fosse capaz de puxar a lancha, levei-o à seção de carros e lhe vendi uma caminhonete com tração nas quatro rodas.
O gerente levou um susto e perguntou:
- Você vendeu tudo isso a um cliente que veio aqui para comprar um pequeno anzol?
- Não senhor, ele entrou aqui, de fato, para comprar um pacote de absorvente para a esposa, e eu disse a ele:
- Me parece um final de semana perdido; Por que o senhor não vai pescar?

domingo, 4 de outubro de 2009

FORMULA DO SUCESSO

1. DECIDA o que deseja
2. Entre em AÇÃO
3. VERIFIQUE o que está funcionando ou não
4. MUDE seu enfoque até alcançar o que você quer!

"Se estiver no rio da vida,
é provável que vá bater em algumas pedras."
(autor desconhecido)

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

VOCÊ JÁ AMOU TANTO ASSIM?

Há muito tempo atrás, um casal de velhinhos que não tinham filhos, moravam em uma casinha humilde de madeira, tinham uma vida muito tranqüila, alegre, e ambos se amavam muito. Eram felizes.
Até que um dia...

Aconteceu um acidente com a senhora. Ela estava trabalhando em sua casa quando começa a pegar fogo na cozinha e as chamas atingem todo o seu corpo. O esposo acorda assustado com os gritos e vai a sua procura, quando a vê coberta pelas chamas e imediatamente tenta ajudá-la. O fogo também atinge seus braços e, mesmo em chamas,consegue apagar o fogo.Quando chegaram os bombeiros já não havia muito da casa, apenas uma parte, toda destruída.

Levaram rapidamente o casal para o hospital mais próximo, onde foram internados em estado grave. Após algum tempo aquele senhor menos atingido pelo fogo saiu da UTI e foi ao encontro de sua amada. Ainda em seu leito a senhora toda queimada, pensava em não viver mais, pois estava toda deformada, queimara todo o seu rosto.

Chegando no quarto de sua senhora, ela foi falando:- Tudo bem com você meu amor?- Sim, respondeu ele, pena que o fogo atingiu os meus olhos e não posso mais enxergar, mas fique tranqüila amor que sua beleza está gravada em meu coração para sempre. Então triste pelo esposo, a senhora disse-lhe: Deus vendo tudo o que aconteceu a meu marido, tirou-lhe as vistas para que não presencia esta deformação em mim. As chamas queimaram todo o meu rosto e estou parecendo um monstro.

Passado algum tempo e recuperados, voltaram para uma nova casa, onde ela fazia tudopara o seu querido esposo, e ele todos os dias dizia-lhe:

COMO EU TE AMO!
E assim viveram 20 anos até que asenhora veio a falecer. No dia de seu enterro, quando todos se despediam, então veio aquele senhor sem seus óculos escuros e com sua bengala nas mãos, chegou perto do caixão, beijando o rosto e acariciando sua amada, disse em um tom apaixonante: “Como você é linda meu amor, eu te amo muito”.

Ouvindo e vendo aquela cena um amigo que esta ao lado perguntou se o que tinha acontecido era milagre e, olhando nos olhos dele, o velhinho apenas falou:

Nunca estive cego, apenas fingia, pois quando a vi toda queimada sabia que seria duro para ela continuar vivendo daquela maneira. Foram vinte anos vivendo muito felizes e apaixonados!!!

Na vida temos de provar que amamos! Muitas vezes de uma forma difícil. E, para sermos felizes, temos de fechar os olhos para muitas coisa, mas o importante é que se faça única e intensamente com AMOR!

QUE DEUS ABENÇOE SUA VIDA!!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PREGO E A TÁBUA

Era uma vez um garoto que tinha um temperamento muito explosivo.
Um dia ele recebeu um saco cheio de pregos e uma placa de madeira. O pai disse a ele que martelasse um prego na tábua toda vez que perdesse a paciência com alguém.
No primeiro dia o garoto colocou 37 pregos na tábua. Já nos dias seguintes, enquanto ele ia aprendendo a controlar sua raiva, o número de pregos martelados por dia foram diminuindo, gradativamente.
Ele descobriu que dava menos trabalho controlar sua raiva do que ter que ir todos os dias pregar diversos pregos na placa de madeira. Finalmente chegou um dia em que o garoto não perdeu a paciência em hora alguma. Ele falou com seu pai sobre seu sucesso e sobre como estava se sentindo melhor em não explodir com os outros e o pai sugeriu que ele retirasse todos os pregos da tábua e que a trouxesse para ele.
O garoto então trouxe a placa de madeira, já sem os pregos, e a entregou a seu pai. Ele disse: "Você está de parabéns, meu filho, mas dê uma olhada nos buracos que os pregos deixaram na tábua. Ela nunca mais será como antes". Quando você diz coisas estando com raiva, suas palavras deixam marcas como essas. Você pode enfiar uma faca em alguém e depois retirá-la. Não importa quantas vezes você peça desculpas, a cicatriz ainda continuará lá. Uma agressão verbal é tão ruim quanto uma agressão física.

“Amigos são como jóias raras. Eles te fazem sorrir e te encorajam para alcançar o sucesso. Eles te emprestam o ombro, compartilham dos teus momentos de alegria e sempre querem ter seus corações abertos para você."


Saber controlar as emoções, os sentimentos, lembrar-se sempre que para cada ação existe uma reação, isso é fundamental para um bom desempenho como líder e em sua vida pessoal. Um grande abraço a todos
Marcelo

sábado, 26 de setembro de 2009

TREINAR... PARA QUE?


Pesquisa realizada nos EUA pela BI LEARNING SYSTEMS revelou as dez maiores razões pelas quais as organizações desenvolvem programas de treinamento:
  1. Retenção de Executivos / Técnicos - 56%
  2. Qualidade - 56%
  3. Valores e cultura corporativa - 48%
  4. Melhoria de processos - 48%
  5. Lealdade dos empregados - 40%
  6. Lealdade dos consumidores - 40%
  7. Mensuração de resultados - 38%
  8. Certificação -36%
  9. Inovação - 20%
  10. Sugestões de empregados - 12%

domingo, 20 de setembro de 2009

CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO

Somos Capazes...

Muitas vezes não nos achamos capazes de realizar certas coisas.

Deus nos deu inúmeros talentos e uma capacidade enorme de superação. Todos somos dotados de tal capacidade, e o que nos falta muitas vezes, é coragem de nos auto-desafiar, nos falta a atitude pró-ativa frente nossas dificuldades. Força, garra, determinação, superação, desafio e atitude são atributos de pessoas vencedoras.

No vídeo abaixo, podemos ver como a força de vontade, a oportunidade e apoio dado, e a confiança em vencer o desafio, fizeram parte do casal para esta linda apresentação.

Da próxima vez que se achar incapaz, olhe novamente este vídeo e reflita, será incapacidade ou medo do desafio?

Marcelo .

terça-feira, 15 de setembro de 2009

HOMENAGEM AO RIO GRANDE DO SUL

10 MANDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS

FALE com as pessoas. Nada há tão agradável e animado quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de "sorrisos amáveis".

SORRIA para as pessoas. Lembre-se que acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.

CHAME as pessoas PELO NOME. A música mais suave para muitos ainda é ouvir o seu próprio nome.

INTERESSE-SE sinceramente pelos outros. Lembre-se que você sabe o que sabe, porém você não sabe o que outros sabem. Seja sinceramente interessado pelos outros.

SEJA generoso em elogiar, cauteloso em criticar. Os líderes elogiam, sabem encorajar, dar confiança, e elevar os outros.

SEJA amigo e prestativo. Se você quiser ter amigos, seja amigo.

SEJA cordial. Fale e aja com toda sinceridade: tudo o que você fizer, faça-o com todo o prazer.

SAIBA considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o do outro, e o lado de quem está certo.

PREOCUPE-SE com a opinião dos outros. Três comportamentos de um verdadeiro líder: ouça, aprenda e saiba elogiar.

PROCURE apresentar um excelente serviço. O que realmente vale na vida é aquilo que fazemos para os outros.

domingo, 13 de setembro de 2009

O LENHADOR

Pedro, um lenhador, após participar de um grande projeto, se viu desempregado, e saiu à procura de uma nova oportunidade de trabalho.
Pedro era magrinho, e fugia completamente do biótipo de um lenhador. Além disso, o machado que carregava era bem grande e desproporcional ao seu tamanho.
Aqueles que o conheciam, entretanto, julgavam-no um ótimo profissional.
Em suas andanças, Pedro chegou a uma área reflorestada que estava começando a ser desmatada, e apresentou-se ao capataz da madeireira como um lenhador experiente.
O capataz, após um breve olhar ao tipo miúdo do Pedro e, com aquele semblante de selecionador implacável, foi dizendo que precisava de pessoas capazes de derrubar grandes árvores, e não de “catadores de gravetos”.
Pedro, necessitando do emprego, pediu que lhe fosse dada uma oportunidade para demonstrar sua capacidade. Afinal, ele era um profissional experiente!
Com relutância, o capataz resolveu levar Pedro à área de desmatamento, porém pensando que Pedro fosse servir de chacota aos demais lenhadores. Afinal, ele era um fracote.
Sob os olhares dos demais lenhadores, Pedro se postou frente a uma árvore de grande porte e, com o grito de “madeira”, deu uma machadada tão violenta, que a árvore caiu logo no primeiro golpe.
Todos ficaram atônitos! Como era possível tão grande habilidade e que força descomunal era essa, que conseguira derrubar aquela grande árvore numa só machadada?
Logicamente, Pedro foi admitido na madeireira. Seu trabalho era elogiado por todos, principalmente pelo patrão, que via em Pedro uma fonte adicional de receita.
O tempo foi passando e, gradativamente, Pedro foi reduzindo a quantidade de árvores que derrubava. O fato era incompreensível, uma vez que Pedro estava se esforçando cada vez mais.
Um dia, Pedro se nivelou aos demais, e dias depois, encontrava-se entre os lenhadores que menos produziam.
O capataz que, apesar da sua rudeza, era um homem vivido, chamou Pedro e o questionou sobre o que estava ocorrendo.
- Não sei – respondeu Pedro – nunca me esforcei tanto e, apesar disso, minha produção está decaindo.
- Mostre-me o seu machado – pediu o capataz.
Quando o recebeu, notou que ele estava cheio de “dentes” e sem o “fio de corte”, e perguntou ao Pedro:
- Por que você não tem afiado seu machado?
- É que eu estava trabalhando muito e por isso não tenho tido tempo para afiá-lo.
O capataz ordenou que Pedro ficasse no acampamento e amolasse seu machado, e depois voltasse ao trabalho.
Quando retornou à floresta, percebeu que tudo tinha voltado ao normal: Conseguia derrubar as árvores com uma só machadada.

Às vezes, preocupados em executar nosso trabalho ou, pior ainda, julgando que já sabemos tudo o que é preciso, deixamos de “amolar o machado”. Deixamos de nos atualizar, de tirar um tempo pra descansar, de parar pra repensar o que estamos fazendo, e sem saber por que, vemos nosso desempenho piorar dia a dia. Perdemos a nossa potencialidade.

Muitos avaliam a experiência que possuem pelos anos que se dedicam àquilo que fazem. Se isso fosse verdade, aquele funcionário que aprendeu, em 15 minutos, a carimbar os documentos que lhe chegam às mãos, depois de 10 anos na mesma atividade poderia dizer que tem 10 anos de experiência. Na verdade, o que ele tem são 15 minutos de experiência repetida durante muitos anos. A experiência não é a repetição monótona do mesmo trabalho, mas sim a busca incessante de novas soluções, tendo coragem de correr os riscos que possam surgir.

É muito importante que o Líder esteja atento a isso, e ajude seu pessoal a descobrir o que precisam fazer para melhorar seu desempenho.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ATITUDE

O granjeiro pediu a um sábio que o ajudasse a melhorar sua granja que tinha baixo rendimento. O sábio então escreveu algo em um pedaço de papel, colocou-o em uma caixa, fechou-a e entregou ao granjeiro, dizendo:
- Leva esta caixa a todos os lados da sua granja, três vezes ao dia, durante um ano.
E assim fez o Granjeiro. Pela manhã, ao ir ao campo segurando a caixa, encontrou um empregado dormindo. Ele acordou-o e chamou sua atenção. Ao meio dia, quando foi ao estábulo, encontrou o gado sujo e os cavalos sem a devida alimentação. Ao que chamou a atenção dos responsáveis. E à noite, quando foi à cozinha, deu-se conta de que o cozinheiro estava desperdiçando alimentos, e então chamou-o e conversou com ele.
A partir daí, todos os dias ao percorrer sua granja com seu amuleto, de um lado para o outro, encontrava coisas que deveriam ser corrigidas.
Ao final de um ano, o sábio retornou para conferir o resultado e resgatar a caixa, porém o granjeiro lhe disse:
- Por favor, deixe esta caixa comigo por mais um ano; minha granja melhorou muito desde que estou com este amuleto!
O sábio sorriu e, abrindo a caixa, respondeu:
- Você não precisa deste ou de qualquer outro amuleto. Precisa apenas continuar fazendo o que está escrito neste papel: Se quiseres que as coisas melhorem, precisa acompanhá-las constantemente.

domingo, 6 de setembro de 2009

VISAO x ATITUDE

Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, para poder continuar seus negócios, empenha sua casa e as jóias da esposa.
Quando, finalmente, apresenta o resultado de seu trabalho a uma grande empresa, recebe a resposta que seu produto não atende o padrão de qualidade exigido.
Volta à escola por mais dois anos, sendo vítima da chacota de seus colegas , que o chamam de "louco".
Dois anos depois , a empresa que o recusara finalmente fecha contrato com ele. Seis meses depois, vem a guerra. Sua fábrica é bombardeada duas vezes. Reconstrói sua fábrica, mas um terremoto novamente a arrasa.
Você pensará, agora sim, ele desiste!
Mais uma vez, não!
Imediatamente após a guerra há uma escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar alimentos para sua família. Criativo, ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem as chamadas "bicicletas motorizadas".
A demanda por motores aumenta e logo ele não conseguiria atender todos os pedidos!
Decide montar uma fábrica para a novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia parece excelente, consegue ajuda de 3.500 lojas, as quais lhe adiantam uma pequena quantidade de dinheiro...
Hoje, a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística! Esta conquista foi possível porque o Sr. Soichiro Honda, o homem de nossa história, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.
Em nossas vidas... Quantos de nós, desistimos por muito menos? Quantas vezes o fazemos antes de enfrentar minúsculos problemas? Todas as coisas são possíveis, quando sustentadas por um sonho e valores consistentes. Tome a decisão de um vencedor... Jamais desista!!!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

TUDO DEPENDE COMO VOCE DIZ...

Um rei sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um sábio para interpretar o sonho.
- Que desgraça, senhor! – exclamou o sábio – Cada dente caído representa a perda de um parente de Vossa Majestade.
Enfurecido, o rei chamou os guardas e ordenou que aplicassem cem chicotadas no homem.
Mandou depois que trouxessem outro sábio à sua presença e contou-lhe o sonho, que lhe disse:
- Grande felicidade vos está reservada, Alteza. O sonho significa que havereis de sobreviver a todos os vossos parentes.
Imediatamente, a fisionomia do rei se iluminou num sorriso, que mandou dar cem moedas de ouro ao sábio.
Quando o homem saiu do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:
- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma feita por seu colega. Não entendo por que ao primeiro ele pagou com cem chicotadas e a você com cem moedas de ouro.
- Lembre-se, meu amigo – disse o sábio – tudo depende da maneira de dizer…

domingo, 30 de agosto de 2009

PALESTRA DIA 28 DE AGOSTO 2009

Sob tema, "A escolha é sua", onde tratamos sobre a busca da felicidade, conversamos com o grupo de ECC da paroquia Sagrado Coração de Jesus, Novo Hamburgo.
Tratamos os seguintes itens:
1. Decisao
2. Cuidado com as influencias
3. Tempo para mim
4. Comece ja
5. Nao desista de ser feliz






quarta-feira, 19 de agosto de 2009

"O PIOR EMPREGO DO MUNDO É O MEU"

Já ouvi essa frase dezenas de vezes. Sem muita consciência da realidade, das dificuldades, da pressão por custos, dos efeitos da globalização nos mercados, muitos colaboradores começam a desenvolver uma impressão - que com o tempo e a repetição passa a tornar-se, para eles, uma quase-verdade - de que trabalham na pior empresa do mundo, que têm o pior salário do mundo, e que tudo na empresa é muito ruim - da comida ao uniforme e que têm "o pior emprego do mundo".
É claro que há situações salariais negativas. É claro que há empresas em que a alimentação e o uniforme não são os melhores. Mas será essa a realidade da grande maioria? Será essa a realidade da sua empresa, da empresa em que você trabalha?
Além disso, é preciso usar um pouco de lógica quando se faz uma afirmação desse tipo: melhor ou pior em relação a qual empresa? Melhor ou pior em relação a qual setor da economia? Melhor ou pior do que qual comida ou uniforme? Quando dizemos "pior ou melhor" estamos fazendo uma afirmação comparativa. Estamos nos comparando com quem? Será essa comparação justa? Seremos nós, também, os melhores ou os piores colaboradores? Em relação a quem?
Ao fazer essas perguntas poderemos descobrir que estamos comparando situações e realidades diferentes. Muitas vezes estamos fazendo comparações por ouvir dizer e acreditando mesmo em meias-verdades de amigos em churrascos de final de semana que afirmam receber de suas empresas aquilo que de fato não têm. Mente-se muito sobre salários e benefícios para impressionar amigos. Cheque as informações que lhe deram de outras empresas e você verá que estou falando a verdade.
E essa atitude continuada de falar mal da empresa por uma parte dos colaboradores pode até desestimular melhorias. Muitos empresários afirmam que "não adianta melhorar nada, pois os empregados sempre reclamarão".
Muitos dirão que eu estou fazendo uma defesa injustificada dos patrões e das empresas. Mas não é isso que estou fazendo. O que estou pedindo é que cada um faça uma justa avaliação da realidade e que tenha em conta todos os fatores que compõem a realidade e não apenas uma visão ingênua e unilateral. Seremos nós tão competentes, dedicados e comprometidos como imaginamos ser?
Nesta semana, faça uma análise fria, sensata e equilibrada de suas condições de trabalho e de seu emprego. Será que você realmente está no inferno que diz estar? Será que você não está acreditando numa mentira e achando que está no pior emprego do mundo, na pior empresa, com o pior salário do mundo?

Luis MarinsDoutor (Ph.D.) em Antropologia (Austrália); Consultor de várias Empresas Nacionais e Internacionais. É um dos mais renomados palestrantes do Brasil e do exterior nas áreas de Motivação Empresarial e Futuro das Empresas. Mais informações no site www.anthropos.com.br

terça-feira, 18 de agosto de 2009

sábado, 15 de agosto de 2009

PERSISTIR

A História tem demonstrado que
os mais notáveis vencedores normalmente
encontraram obstáculos dolorosos antes de triunfarem.
Eles venceram porque se recusaram
a se tornarem desencorajados
por suas derrotas."
B. C. Forbes

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

REFLETIR...


"Os ventos que às vezes levam algo que amamos
são os mesmos ventos que nos trazem
algo que aprendemos a amar.
Por isso, não devemos chorar pelo que nos foi tirado,
e sim aprender a amar o que nos foi dado,
pois tudo que é realmente nosso o vento nunca irá levar."

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

AVANCE SEMPRE

Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso. Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.
Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.
Continue andando e fazendo.
O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente.
A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.
Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.
Então continue andando e fazendo. Não desperdice a base que você já construiu. Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante.
Pode não ser muito mas vai mantê-lo no jogo.
Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado.
Mas, seja, lá o que for, continue.
O importante é não parar!!!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

FRACASSO? OU MEDO DE FRACASSAR?

Caro amigo, acredito que as pessoas têm muito medo de fracassar. O mais interessante é que a maioria nunca chega a nem sequer fracassar porque desiste no início, meio ou quase no final do caminho. Então o nosso maior medo não é fracassar e sim desistir. A história abaixo é verídica e fará você refletir que o seu problema não é a duração do curso e sim em como você encara os desafios na sua vida profissional.
O garoto era o encarregado de chegar mais cedo todos os dias e acender o carvão em um antigo fogão, a fim de aquecer a sala antes da chegada da professora e dos colegas. Era uma escola rural e todos os dias o menino atendia à sua obrigação.Certa manhã, quando chegaram a professora e os meninos, a escola estava em chamas. O garoto foi retirado inconsciente do prédio e toda a parte inferior de seu corpo estava tomada por queimaduras sérias.No hospital ouviu o médico dizer para sua mãe que ele não tinha chances de vida e que morrer seria uma bênção para o pequeno, pois o fogo tinha arrasado toda a parte inferior do seu corpo.Mas o corajoso menino decidiu que iria viver. Tanto lutou que sobreviveu.Então, outra vez ele ouviu o mesmo médico dizendo para sua mãe que ele estava condenado a viver como um inválido, porque membros inferiores estavam inutilizados.De novo, o garoto tomou outra decisão: voltaria a andar a todo custo.Infelizmente, da cintura para baixo ele não tinha nenhum controle. As suas pernas finas estavam ali penduradas, porém inúteis.Quando recebeu alta do hospital, sua mãe o levou para casa e todos os dias massageava as suas pernas, mas ele não sentia nada. Nem sensação, nem controle, nada.Contudo, não desistia. Ele queria voltar a andar.Certo dia, na cadeira de rodas foi para o quintal, para um banho de sol.Parado e com um olhar fixo na cerca se jogou no chão, se arrastou pela grama e chegou até ela, a poucos metros dali. Com imenso esforço agarrou-a e se levantou. Começou a se arrastar estaca após estaca, ao redor do quintal e estava decidido a andar. Fez isso por vários dias até ter aplainado um caminho junto à cerca. Ele queria andar. E andaria. Daria vida outra vez àquelas pernas.Por fim, depois de massagens diárias e muita determinação, conseguiu a habilidade de ficar de pé, depois dar uns passos embora vacilantes, finalmente caminhar e até correr. Começou andando até a escola e depois decidiu que chegaria correndo. Muitos anos depois na faculdade, com determinação entrou para a equipe de atletismo.Mais tarde, esse jovem que ninguém esperava que sobrevivesse, que diziam jamais voltaria a andar, muito menos correr, bateu o recorde mundial de velocidade em uma corrida de uma milha, no Madison Square Garden. Seu nome: Glenn Cunningham.
CONCLUSÃO: determinação tem a ver com vontade e vontade acionada é certeza de se atingir um objetivo. Para isso, no entanto, fazem necessários dois fatores: o real desejo de querer e a persistência para se alcançar realmente o seu objetivo, mas atenção, primeiramente afaste-se de pessoas negativas e jamais pronuncie estas frases: “Eu não posso.” “Não tenho força de vontade quanto gostaria.” “Talvez este seja o meu destino.” “Acho que nasci para comer poeira e não para fazer poeira.” “Quando é que Deus vai me dar uma oportunidade?”

sábado, 1 de agosto de 2009

AS ESCOLHAS DE AÇÃO

O movimento em direção ao sucesso é percebido nas escolhas de ação que o ser humano é capaz de fazer.
Se você pensa assim: “Quem sabe um dia vou ser feliz se perder dez quilos ou quando morar numa casa maior ou ainda arrumar um novo relacionamento e ainda ganhar mais dinheiro”, cuidado!
A ilha de “quem sabe um dia” não é uma atração turística, é um destino imaginário aonde você nunca chegará.
Um ser humano sem metas, sem objetivos, sem ideais, sem sonhos verdadeiros é um ser humano sem destino. É igual a um andarilho de estrada, nunca sabe para onde está indo, apenas está vagando.
O motor mais potente do mundo não vai gerar nenhum movimento de fôrça até o instante em que alguém tomar a iniciativa de dar a partida... E uma vez dada à partida levará você ao espaço. Com sua vida, sua carreira, seu trabalho é a mesma coisa... Você não irá decolar até colocar o seu talento em prática. Lembre-se, palavras, são palavras, promessas são promessas, desculpas são desculpas, mas você vive de resultados.
Como sair do mundo dos iguais? Como sair do lugar comum? Tomando uma atitude, tendo iniciativa. Para alcançar o sucesso você tem que decidir fazer algo diferente. Tem que ver o que todo mundo vê... Mas enxergar diferente.
Ter apenas a intenção de sair de sua rotina não conta... Você tem que tomar uma atitude para sair e seguir em frente. Tem que ter em mente que remar a favor da maré é fácil e a crise que todo mundo fala é do tamanho que você quiser ter em sua vida também.
Afinal de contas, o negócio quando é bom para todo mundo não é bom para ninguém. A regra do sucesso faz com que num grupo de 100 pessoas 98% não alcancem o topo, são pessoas que se motivam e ao mesmo tempo se desmotivam rapidamente, murcham o balão de suas vidas num piscar de olhos.
Entendo que não existe meia-fé, não existe meia-verdade, não existe meio amor. Fé é uma questão de acreditar 100%, meia-verdade em meu vocabulário é mentira e ninguém vai te dizer eu meio amo você.
Para viver de verdade é preciso paixão pela vida... Faça algo para mudar sua vida. Uma vez ouvi de um amigo a seguinte frase: “Você é hoje o mesmo que será daqui a cinco anos, com exceção das pessoas que conhece e dos livros que lê”.
Peter Drucker disse: “O conhecimento tem que ser aprimorado, desafiado e aumentado constantemente, se não ele definha”. Pessoas de sucesso gostam de passar a vida aprendendo.
Uma frase que tem acompanhado a vida de muita gente que tem se destacado na multidão é esta: “Conhecimento destrói incertezas”. E aprendi também que se praticarmos o conhecimento com atitude, com motivação, com iniciativa, o sucesso será inevitável.
Quando você tem o coração aberto, a mente preparada para o desejo de aprender, mais será capaz de conquistar. A escolha está em suas mãos. Isso mudará sua vida!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina

quinta-feira, 30 de julho de 2009

sexta-feira, 24 de julho de 2009

CRIATIVIDADE

Achei interessante e divertido.

Exemplos de como somos criativos.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

quinta-feira, 16 de julho de 2009

O SUCESSO É SER FELIZ


O sucesso é ser feliz!

1. Seja ético. A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos.Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança.
2. Estude sempre e muito. A glória pertence aquele que tem um trabalho especial para oferecer.
3. Acredite sempre no amor. Não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, ou está com a pessoa errada ou amando de uma forma ruim para você. Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.
4. Seja grato a quem participa das suas conquistas. O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe.Agradecer e a melhor maneira de deixar todos motivados.
5. Eleve suas expectativas. Pessoas com sonhos grandes obtem energia para crescer.Os perdedores dizem: "Isso não é para nós".Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo.
6. Curta muito a sua companhia. Casamento dá certo para quem não é dependente.Aprenda a viver feliz mesmo sem uma pessoa ao lado.Se não tiver com quem ir ao cinema, vá com a pessoa mais fascinante: você!
7. Tenhas metas claras. A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas.Amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam a carreiras de sucesso. Ter objetivos evita o desperdicio de tempo, energia e dinheiro.
8. Cuide bem do seu corpo. Alimentação, sono e exercicios sao fundamentais para uma vidasaudável.Seu corpo é seu templo.Gostar da gente deixa as portas abertas para que os outros gostem de você também.
9. Declare o seu amor. Cada vez mais as pessoas devem exercer seu direito de buscar o que querem (sobretudo no amor), mas atencao:elegância e bom senso são fundamentais.
10. Amplie os relacionamentos profissionais. Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte deoportunidades na expansão. Ter bons contatos é essencial em momentosdecisivos.
11. Seja simples.Retire de sua vida tudo o que lhe da trabalho e preocupação desnecessários. Crie espaço para desfrutar mais a viagem da vida.
12. Mulher, nao imite o modelo masculino. Os homens fizeram sucesso a custa da solidão e da restrição aossentimentos. O preço tem sido alto: infartos e suicidios. Semduvidas, temos mais a aprender com as mulheres do que vocês conosco.Preserve a sensibilidade feminina - e mais natural e lucrativa.
13. Tenha um orientador. Viver e decidir na neblina sabendo que o resultado só será conhecidoquando pouco restar a fazer.Procure alguem de confiança, de preferência mais experiente e bemsucedido, para lhe orientar nas indecisões.
14. Jogue fora o vicio da preocupação. Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que sercompetente e estar de bem com a vida sao coisas incompativeis. Bobagem! Definasuas metas, conquiste-as e deixe a neura para quem gosta dela!
15. O amor é um jogo cooperativo. Se vocês estão juntos, é para jogar no mesmo time. Ficar mostrando dificuldades do outro ou lembrando suas fraquezas para os amigos não tem graça.
16. Tenha amigos vencedores. Campeões falam com campeões. Perdedores só tocam na teclaperdedores.
Aproxime-se de pessoas com alegria de viver e afaste-se de gentebaixo-astral.
17. Diga adeus a quem não merece. Alimentar relacionamentos que só trazem sofrimento e masoquismo, atrapalha sua vida. Se você tiver um conjuge que não esteja usando, empreste, venda, alugue, doe e deixe espaço livre para um novo amor.
18. Resolva. A pessoa do proximo milenio vai limpar de sua vida as situacões e os problemas desnecessarios. Saiba tomar decisões, mesmo as antipáticas. Você otimizara seu tempo e seu trabalho. A vida fluirá muito melhor.
19. Aceite o ritmo do amor. Assim como ninguem vai empolgadissimo todos os dias para o trabalho, ninguém está sempre no auge da paixão. Cobrar de si e do outro viver nas nuvens é o comeco de muita frustração.
20. Celebre as vitórias. Compartilhe o sucesso, mesmo pequenas conquistas, com pessoas queridas.Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.
21. Perdoe. Se voce quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz. Todo mundo erra, a gente também.
22. Arrisque! O amor não é para covardes. Quem fica a noite em casa sozinho só terá de decidir que pizza pedir. é o único risco que corre será o de engordar.
23. Tenha uma vida espiritual. Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer. Ore antes de dormir. Faz bem ao sono e a alma. Oração, meditação são forças de inspiração.

Roberto Shinyashiki

domingo, 12 de julho de 2009

LÍDERES BUFALO, CUIDADO COM ELES

Os búfalos são seguidores absolutamente fiéis ao seu líder. Eles só fazem o que líder quer, e só vão aos lugares determinados por seu líder.
Os primeiros colonizadores da América do Norte conseguiram identificar esse fenômeno e por isso foram capazes de dizimar inúmeras manadas de búfalos com enorme facilidade, apenas eliminando o líder dessas manadas.
Em nossas organizações também vemos muitos líderes “búfalos”, exigindo que as pessoas façam exatamente o que eles dizem e que andem apenas pelos caminhos que eles determinaram, e caso isso não aconteça, o castigo é certo.
São líderes que conquistam a lealdade de seus liderados pelo medo, e não pelo respeito; líderes que esbanjam poder, mas são incapazes de conquistar autoridade.
Organizações que insistem em entregar aquilo que têm de mais valioso, seu capital humano e intelectual, nas mãos de líderes “búfalos”, assim como as manadas exterminadas pelos colonizadores americanos, estão com seus dias contados.
A verdadeira liderança vem de líderes comprometidos com os resultados, mas acima de tudo, comprometidos com o ser humano. Líderes que sirvam as pessoas com amor, caráter e integridade, que não usam o poder e a influência para servir seus próprios interesses apenas, mas que estão atentos às necessidades daqueles que estão ao seu redor. Líderes que vivem uma vida com sentido, propósito e equilíbrio; perseguindo objetivos e resultados legítimos, porque sabe que em suas mãos está a oportunidade de construir um futuro cheio de fé, amor, respeito, esperança, dignidade e espiritualidade. Líderes que valorizem o ser humano, que percebam o potencial de seus liderados e que reconheçam o seu papel no desenvolvimento deles.

COMERIAL INTERESSANTE

terça-feira, 7 de julho de 2009

segunda-feira, 6 de julho de 2009

QUEM ATIRA LAMA, FICA COM AS MÃOS SUJAS

"Não importa o que esteja fazendo, faça de maneira especial, porque sua marca é deixada nos detalhes".

O exemplo de Abraham Lincoln:

Resumindo uma pequena história dele, quando tomou posse como presidente dos Estados Unidos, toda a classe dominante americana sofreu um choque.
Imagine, um lenhador, filho de sapateiro, assumir a presidência do maior país das Américas?
Convocado pela classe política, um senador diante das galerias lotadas fez uma pergunta irônica:
"O senhor, pretende, administrar os Estados Unidos como se fosse uma grande sapataria?
Sim,porque o pai de V.S. era um sapateiro, e não tem como negar, pois estou usando um sapato feito por ele!"
Lincoln tranquilamente respondeu:
"É bom o senhor trazer a lembrança de meu pai, pois ele gostaria de estar aqui neste momento.
Meu pai não era um simples sapateiro; era o melhor sapateiro dos EUA. E quem me comprova isso é o senhor, pois depois de tanto tempo que ele morreu o senhor ainda está usando um sapato feito por ele".
E complementou... "Mas não apenas meu pai foi sapateiro, eu fui lenhador e, depois de um dia exaustivo de trabalho, ainda ia estudar direito por correspondência, para poder ter o direito de ser presidente de vossa senhoria."
E concluiu, olhando para a platéia que o assistia:
"Orem por mim, para que eu seja tão bom presidente, quanto o meu pai foi tão bom sapateiro"!

O recado hoje é, nunca deixe que alguém humilhe você.
Tenha uma postura adquirida através de exemplos, para que toda vez que alguém tentar lhe enlamear, você continue limpo, e sutilmente faça o outro perceber que são as próprias mãos dele que estão sujas!
Ser humilde é glorioso; ser humilhado, nunca!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

DESPEDIDA DO PADRE



O Padre, no jantar de despedida pelos 25 anos de trabalho ininterrupto à frente de uma paróquia, discursa:

- A primeira impressão que tive da paróquia, foi com a primeira confissão que ouvi. A pessoa confessou ter roubado um aparelho de TV, dinheiro dos seus pais, a empresa onde trabalhava, além de ter aventuras amorosas com a esposa do chefe. Também se dedicava ao tráfico de drogas. Fiquei assustadíssimo. Com o passar do tempo, entretanto, reconheci que é uma paróquia cheia de gente responsável, com valores, comprometida com sua fé, e desta maneira, tenho vivido os 25 anos mais maravilhosos do meu sacerdócio.

Chega o Prefeito para entregar o presente da comunidade, prestando a homenagem ao Padre. Ele pede desculpas pelo atraso e começa o discurso:

- Nunca vou esquecer do dia em que o padre chegou à nossa paróguia. Como poderia? Tive a honra de ser o primeiro a me confessar.

Silêncio total...

Moral da história: ** ** NUNCA SE ATRASE!!! ** **

quinta-feira, 2 de julho de 2009

PALESTRA DE OSCAR SCHMIDT

Ontem (01/07/09), pude participar da palestra do Oscar Schmidt no SEBRAE, Porto Alegre, onde ele falou dos 5 valores essenciais para o sucesso:

“O impossível só vira realidade se você estiver bem preparado para as oportunidades que surgirem”, destacou o ex-jogador de basquete da Seleção Brasileira.

“A maioria das pessoas finge que quer”. Para ele, treinamento e esforço suplantam dom ou talento. “O esforço pode produzir”.

O sucesso não vem por acaso, é resultado de muito trabalho e dedicação. “Eu decidi ser jogador de basquete e, para isso, treinei exaustivamente. Não foi sorte, foi obstinação por algo que eu queria muito.”



sexta-feira, 26 de junho de 2009

PENSAR GRANDE


"O único meio de realizar grandes coisas é pensar em termos grandiosos. Você não precisa ser dotado de uma capacidade intelectual fora de série para obter um desempenho excepcional no trabalho e alcançar prestígio, dinheiro e influência. Todo o que você precisa é adquirir o hábito de pensar e agir de maneira grandiosa."



David J Schwartzz, em seu livro A Mágica de Pensar Grande (livro recomendado)

quarta-feira, 24 de junho de 2009

sábado, 20 de junho de 2009

VOE ALTO

"Um jovem piloto experimentava um monomotor muito frágil, uma daquelas sucatas usadas no tempo da Segunda Guerra, mas que ainda tinha condições de voar. . . .
Ao levantar vôo, ouviu um ruído vindo debaixo de seu assento. Era um rato que roia uma das mangueiras que dava sustentação para o avião permanecer nas alturas. Preocupado pensou em retornar ao aeroporto para se livrar de seu incômodo e perigoso passageiro, mas lembrou-se de que devido à altura o rato logo morreria sufocado.
Então voou cada vez mais e mais alto e notou que acabaram os ruídos que estavam colocando em risco sua viagem conseguindo assim fazer uma arrojada aventura ao redor do mundo que era seu grande sonho. . .
MORAL DA HISTÓRIA
Se alguém lhe ameaçar, VOE CADA VEZ MAIS ALTO. . . .
Se alguém lhe criticar, VOE CADA VEZ MAIS ALTO. . . .
Se alguém tentar lhe destruir por inveja e fofocas, e por fim,
se alguém lhe cometer alguma injustiça, VOE CADA VEZ MAIS ALTO.

Sabe por quê?
Os fracos, críticos, invejosos e egoistas são iguais ao ratos, não resistem às grandes alturas. "

terça-feira, 16 de junho de 2009

XICO XAVIER

'Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez'.

MÉTODO DO TIJOLO PARA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

Recebi de um amigo por email, e achei interessante e divertido...

"O método consiste em colocar todos os candidatos num galpão e disponibilizar 200 tijolos para cada um.

Não dê orientação alguma sobre o que fazer.
Em seguida, tranque-os lá e, após seis horas, volte e verifique o que fizeram.

Segue a análise dos resultados:

1 - Os que contaram os tijolos, contrate como contadores.
2 - Os que contaram e em seguida recontaram os tijolos, são auditores.
3 - Os que espalharam os tijolos e os classificaram pela forma e propriedades físicas são engenheiros.
4 - Os que tiverem arrumado os tijolos de maneira muito estranha, difícil de entender, coloque-os no Planejamento, Projeto e Implantação e Controle de Produção.
5 - Os que estiverem jogando tijolos uns nos outros, coloque-os em Operações.
6 - Os que estiverem dormindo, coloque-os na Segurança.
7 - Aqueles que picaram os tijolos em pedacinhos e estiverem tentando montá-los novamente, devem ir direto à Tecnologia da Informação.
8 - Os que estiverem sentados sem fazer nada ou batendo papo-furado, são dos Recursos Humanos.
9 - Os que disserem que fizeram de tudo para diminuir o estoque mas a concorrência está desleal e será preciso pensar em maiores facilidades, são vendedores natos.
10 - Os que já tiverem saído, são gerentes.
11 - Os que estiverem olhando pela janela com o olhar perdido no infinito, são os responsáveis pelo Planejamento Estratégico.
12 - Os que estiverem conversando entre si com as mãos no bolso demonstrando que nem sequer tocaram nos tijolos e jamais fariam isso, cumprimente- os com muito respeito e coloque-os na Diretoria.
13 - Os que levantaram um muro e se esconderam atrás são do Departamento de Marketing.
14 - Os que afirmarem não estar vendo tijolo algum na sala, são do Departamento Jurídico.
15 - Os que reclamarem que os tijolos 'estão uma merda, sem identificação, sem padronização e com medidas erradas', coloque na Qualidade.
16 - Os que estiverem chamando os demais de 'companheiros' , elimine imediatamente antes que criem um sindicato."

domingo, 14 de junho de 2009

sábado, 13 de junho de 2009

QUALQUER UM PODE DESENVOLVER A MEMÓRIA

06/06/2009 16h15min - Zero Hora.

Entrevista: Renato Alves, Campeão brasileiro de memorização

"A dificuldade de concentração é resultado da alta carga de informação, e fica cada vez mais difícil selecionar o que deve ocupar espaço em nossa memória. É com o objetivo de melhorar a concentração e a memória que Renato Alves, campeão brasileiro de memorização segundo o livro dos recordes RankBrasil, realizou treinamento em Caxias do Sul. Autor de cinco livros, entre eles o recente Os Dez Hábitos da Memorização (Editora Gente), Alves concedeu entrevista falando sobre memória e seu mau aproveitamento.

Agência RBS – Hoje é tudo muito rápido e há muita informação. Qual a importância de ter concentração e memorização?

Renato Alves – As técnicas de memorização nunca estiveram tão em evidência. A memória do ser humano é a mesma, com a capacidade ilimitada de armazenamento. O que mudou foi a informação. Quanto mais avança a tecnologia, mais informação recebemos e, tendo espaço na memória, assumimos compromissos como faculdade, seriado de TV, esporte, religião, esferas familiar, social e amorosa. As pessoas acham que a memória está ficando ruim, quando, na verdade, há muita informação sem tempo satisfatório para processá-la. Então, muitas vezes, memorizamos coisas sem importância.

Agência RBS – O que se pode fazer para administrar isso melhor?

Alves – O principal é a seleção, reconhecer que o volume de informações é maior do que o tempo.

Agência RBS – Quem seleciona a quantidade de informações se torna mais produtivo?

Alves – Se não entramos nesse turbilhão de informações, às vezes inúteis, temos mais tempo para pensar no que se está fazendo, e isso implica em produtividade. As pessoas me perguntam como fazer para se concentrar no trabalho, atender ao telefone, administrar quem pede um favor e o funcionário do lado conversando. A resposta é tentar se concentrar em uma coisa só. É possível se concentrar em tudo, só que, aí, você divide a energia e não consegue ser satisfatório em nada. Às vezes, a pessoa reclama que não consegue se concentrar na leitura. O problema são as interrupções. É estimado que uma pessoa tenha quatro ou cinco interrupções por minuto, dependendo do local. Há cerca de 40 ladrões de concentração, que podem desviar a atenção em casa ou no trabalho.

Agência RBS – É possível aumentar a capacidade de memória?

Alves – A pergunta básica é: o que eu posso fazer para lembrar de tal coisa? A maioria dos esquecimentos pode ser evitada se a pessoa produzir ações que garantam a recordação.

Agência RBS – Que tipo de ações?

Alves – Se a pessoa precisa sair do trabalho e passar na farmácia, o que fazer para lembrar disso? Coisas que a incomodem, como deixar o quebra-sol do carro abaixado. Com aquele quebra-sol que chama a atenção, eu coloco uma mensagem associada a ele, passar na farmácia. Quando a pessoa sair do serviço e entrar no carro, a primeira coisa que vai chamar a atenção é o quebra-sol. Gosto também da ideia de trocar a aliança de dedo. Trocar de mão e dizer para si porque fez aquilo. Essas são as memórias auxiliares.

Agência RBS – Essas memórias podem trazer problemas?

Alves – Não dá para cair na armadilha de usá-las como memórias principais. Uma aluna minha derrubou o celular na água e não lembrava o telefone da própria casa. Se você quer gravar um número no celular, tudo bem, mas grave também na memória.

Agência RBS – Como?

Alves – Use o mesmo processo do tempo em que existia apenas a agenda telefônica convencional. Na hora de ligar, olhava-se o número, se repetia e digitava. Se dava ocupado, tinha de olhar novamente. Para usar o telefone usava-se três memórias: a visual, a auditiva e a sinestésica. Hoje a pessoa pega o celular, clica contatos, acha o nome e liga. Recomendo colocar na agenda, mas, ao discar para esse contato, digitar o número. Se der ocupado, digite outra vez. Em poucos dias você vai transferir os principais telefones da memória artificial para a natural.

Agência RBS – Tens dicas para quem faz concurso ou vestibular?

Alves – A memorização do texto é determinada pelo que você faz após a leitura. Ninguém memoriza durante. É por isso que, se o telefone toca durante a leitura, você perde tudo o que leu. Faça a leitura e um exercício de interpretação. Se você terminar um livro e for comer uma banana ou assistir TV, vai esquecer mais de 70% do que leu."

sexta-feira, 12 de junho de 2009

quinta-feira, 11 de junho de 2009

INTERPRETAÇÃO

No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:
- Quantos rins nós temos?
- Quatro! Responde o aluno.
- Quatro? Replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazerem tripudiar sobre os erros dos alunos.
- Traga um feixe de capim, pois temos um asno na sala. Ordena oprofessor a seu auxiliar.
- E para mim um cafezinho! Replicou o aluno ao auxiliar do mestre.
O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala.
Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furiosomestre:
- O senhor me perguntou quantos rins 'nós temos'. 'Nós' temos quatro:dois meus e dois seus. 'Nós' é uma expressão usada para o plural.
Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.

A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento. Às vezes as pessoas, por terem um pouco a mais de conhecimento ou acreditarem que o tem, se acham no direito de subestimar os outros...